Dicas para praticar Corrida no dia a dia

A corrida é um dos esportes que mais cresce no Brasil e por diversos motivos simples.

O principal é ser democrático: qualquer um com aval médico para o esporte pode praticar, de crianças a senhores de idade.

Também é barato: precisa de apenas um bom tênis para começar a correr e roupas confortáveis.

E locais não vão faltar, desde a sua rua, uma pracinha ou a beira mar, o importante é se manter ativo.

Os benefícios também vão muito além de apenas distrair a mente e vale a pena manter-se no ritmo do passo a passo rumo a longas distâncias.

Até mesmo em uma viagem é só levar o tênis e roupas confortáveis e começar a praticar o esporte.

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Dicas simples para praticar corrida

 

Quem quer começar a correr deve em primeiro lugar iniciar uma caminhada de ao menos dois dias por semana por uns 20 dias.

Parece chato querer ganhar velocidade enquanto todo mundo passa correndo ao seu lado mas você ainda está nos passos curtos.

É assim mesmo.

Mesmos os mais ativos em esportes cansam rápido porque a corrida exige bastante da musculatura da perna e core e até mesmo braços e a dor será intensa nos dias seguintes.

Também pode causar lesões à musculatura forçar tanto a barra.

 

Um dos pontos mais importantes ignorados pelos atletas é quanto a distância.

O aumento de distâncias deve ser semanal e não diário.

É comum se sentir bem e dá uma boa esticada em alguns quilômetros em um treino ou outro mas não é o ideal.

O indicado pelos profissionais de educação física é um aumento gradual de 10% da distância por semana.

Assim seu corpo tem mais tempo para se acostumar com o novo desafio e a evolução será suave e bem prazerosa, sem dores e sem problemas médicos.

 

Faça treinos pequenos mas não deixe de treinar.

Depois de uma semana sem correr o corpo já começa a voltar a seu estado de sedentarismo e um mês afastado do tênis estará em sedentarismo total.

A volta é curtinha mas mesmo assim cai o rendimento.

Mantenha-se constante e conseguirá manter seu pulmão em plena atividade e aumentar ainda mais a resistência corporal.

4/4/2013 Boston, Massachusetts Tim Kelly, assistant director of Boston University admissions, is training to run the Boston marathon. Kelly (CASí09, SEDí12), a BU staffer is running the Boston Marathon to raise money for the American Liver Foundation. Kelly has two relatively rare liver conditions causing him to choose the ALF. Photo by Kalman Zabarsky for Boston University Photography
4/4/2013 Boston, Massachusetts
Tim Kelly, assistant director of Boston University admissions, is training to run the Boston marathon. Kelly (CASí09, SEDí12), a BU staffer is running the Boston Marathon to raise money for the American Liver Foundation. Kelly has two relatively rare liver conditions causing him to choose the ALF.
Photo by Kalman Zabarsky for Boston University Photography

Participar de provas é uma forma de se manter eternamente no desafio também.

Existem eventos de corrida de rua em praticamente todas as cidades brasileiras, uma forma de se manter estimulado em metas.

A ideia principal de tais eventos não é criar competidores mas manter os corredores na ativa, aumentar a rede de amigos e sentir o prazer de completar uma volta.

Ajuda a manter o foco no dia a dia.

Você quer, por exemplo, completar uma prova de 10 km e sabe que para isso não pode faltar treinos, então sente-se muito mais estimulado a calçar o tênis e partir para empreitada.

 

Se não tem tempo, monte treinos curtos.

Existem corredores com foco em treinos longos, conhecidos como longões, de 20 km em diante com foco na meia maratona, mas eles também aprendem bastante com treinos curtos.

Treinos de sprint, por exemplo, com tiros de velocidade intercalando com trote e caminhada ajudam a melhorar o sistema cardiovascular e a resistência pulmonar.

Não ter tempo não é mais uma desculpa para não correr.

Qual é o Seu Tipo de Pisada? Pronada, Neutra ou Supinada?

Pronada – quando a parte de fora do calcanhar toca no chão, o pé inicia uma rotação excessiva para dentro.

Supinada – o pé toca o solo com a face externa do calcanhar e se mantém na banda externa do pé.

Neutra – começa com a parte externa do calcanhar e o pé rotaciona ligeiramente para dentro.

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Dor na Perna por Correr? Pode ser Canelite!

Uma das queixas mais comuns em corredores é “Dor na Perna”. Apesar de inúmeras patologias poderem cursar com esta queixa, é sempre a primeira opção na cabeça de qualquer profissional da saúde que lida rotineiramente com corredores a tal da “Canelite” ou melhor dizendo, a Síndrome da Tensão Tibial Medial.

O diagnóstico é clínico e pode ser complementado por exames de imagem como Raio-X, Cintilografia Óssea e Ressonância Magnética. A principal função destes exames é sem dúvida excluir uma possível fratura por stress da tíbia.

O tratamento da Síndrome da Tensão Medial da Tíbia se faz pela redução das cargas de treinamento – isso mesmo redução e não repouso absoluto – alem de fisioterapia e medidas terapêuticas que podemos fazer em casa, como aplicação de gelo local, auto-massagem da musculatura da perna e alongamentos. A correção dos fatores de riscos são fundamentais a se evitar novas recidivas ou mesmo a evolução para quadros mais graves. O fortalecimento da musculatura anterior da perna, também pode ter uma função preventiva.

Sephora Beauty Run

No Parque do Povo, em São Paulo, a Sephora Beauty Run teve suas 2.200 inscrições esgotadas em 7 dias corridos.

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A Sephora marca irá promover treinos funcionais para corrida nos próximos dias, eles são gratuitos e qualquer pessoa pode se inscrever.

Cuidado ao correr no Frio

Ortopedista revelam que o risco de lesões aumenta no frio. Aqueça bem antes de correr! #FicaADica

Praticantes de atividades físicas que iniciam o esporte sem antes aquecer, principalmente no inverno, estão mais sujeitos a estiramentos e lesões musculares pois não fazem essa transição a partir da inatividade.

Dicas para Correr da maneira Certa – Sem passar Apuros!

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Avaliação médica: Faça um check-up completo. A avaliação pode evitar problemas de saúde e torna a prática do esporte segura;

Descanso: Na noite anterior à prova, procure dormir no mínimo 8 horas. O ideal é desligar o cérebro para que no dia seguinte ele esteja bem tranquilo para a corrida;

Refeição: Alimente-se 2 horas antes da prova, assim dá tempo de fazer a digestão;

Hidratação: Beba bastante água antes, durante e depois da corrida. Estar devidamente hidratado é importante para qualquer atividade física;

Vestuário: Use um tênis específico para corrida e que já tenha sido utilizado anteriormente. Calçados novos podem prejudicar a pisada e causar lesões. Vista roupas confortáveis e que não limitem os seus movimentos;

Alongamento: É fundamental que, antes da prova, o praticante faça um aquecimento e alongamento antes e depois da atividade; O exercício auxilia na prevenção de futuras lesões – e em casos leves de dores e incômodos, uma alternativa para tranquilizar os sintomas é a utilização de medicamento à base de dietilamonio diclofenaco, como o Biofenac, que possui ação analgésica e anti-inflamatória para diminuir o inchaço e a dor na região;

Postura: Procure manter o tronco reto, olhando sempre para o horizonte. Mantenha os cotovelos flexionados em 90° e os ombros soltos. A postura correta aumenta a performance e evita lesões. Para aumentar a corrida e evitar lesões, Prefira passos curtos ao invés de passos longos e não toque o calcanhar no chão;

Ritmo: Respeite as condições de seu corpo. É importante não forçar muito na velocidade e na distância para evitar lesões.

Os 7 Melhores Tênis para Correr

Praticar atividade física é algo essencial para a saúde, entretanto, para que o exercício seja eficaz é importante poder contar com um bom suporte, como o tênis, por exemplo.

Isso porque um tênis que não oferece o amortecimento adequado, uma boa durabilidade e até mesmo conforto pode acabar comprometendo a pratica da atividade.

Assim sendo, nada melhor do que conhecer os melhores tênis para corrida do mercado. Então veja a lista a seguir:

 

  • Adidas Supernova Glide Boost 8

Ótimo tanto para profissionais quando para amadores esse é um dos melhores tênis de corrida do mercado.

Isso porque ele oferece amortecimento, estabilidade, retorno de energia e estabilidade para a sua corrida.

Esse tênis custa em média R$499,99 e é ideal tanto para rua quanto para esteira.

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  • Nike FREE 4.0 Flyknit

Essa é uma excelente opção para corredores intermediários, que gostam de uma pisada mais natural.

Ele possui uma tecnologia inovadora que confere leveza ao tênis e ajuste da parte superior ao pé, o que garante a ele um lugar na lista dos melhores tênis de corrida do momento.

O preço dele é de R$399 em média e ele é ideal tanto para esteira quanto para a rua. Usando o cupom de 10% da Passarela do Cupom Válido, ele fica a R$359!

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  • Under Armour Speedform Apollo

Essa marca de tênis vem ganhando espaço no mercado e graças a esse modelo que é fabricado em malha com a aplicação de materiais sintéticos e a camurça.

Com isso ele alcança um excelente desempenho, boa ventilação, leveza, flexibilidade e amortecimento.

O valor médio desse tênis é R$299 e ele também serve para corridas tanto na rua quanto na esteira.

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  • Mizuno Wave Hitogami 2

Este é um dos melhores tênis de corrida pois sua estrutura é muito leve o que confere ao corredor um conforto a mais.

Ele possui uma entressola larga na parte da frente e uma ótima resposta durante a corrida, projetado para dar estabilidade ao corredor. O preço dele é de R$299 em média.

4

  • Asics Gel Quantum 360

Esse modelo possui tecnologia GEL com 360 graus, tecido de strecht para se ajustar ao pé e tecnologia FluidFit.

Sua entressola oferece amortecimento e também propulsão, sem falar na estabilidade que auxilia na distribuição do peso de maneira uniforme. Seu preço é de R$899, em média.

Como se não bastasse ele ainda tem um sistema que recebe o calcanhar ajudando no ajuste e estabilidade da pisada. Por isso ele é um dos melhores tênis de corrida.

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  • Adidas Energy Boost 3

Esse é um dos melhores tênis de corrida para quem vai percorrer grandes distâncias e passou por uma reformulação do seu design.

O corpo desse tênis não possui costura e seu formato abraça o pé como se fosse uma meia, permitindo bastante flexibilidade e também ventilação.

A entressola é composta 80% com a tecnologia Boost, que garante maior amortecimento e retorno de energia máximo. Seu preço é de R$599 em média. Na Zattini, com este cupom (cupomvalido.com.br/desconto/zattini) ele sai a R$450!

6

  • Nike Air Lunartempo 2

Essa é a segunda versão do modelo Lunartempo e apresenta evoluções na tecnologia em relação ao modelo que o precedia.

Isso porque ele possui um revestimento perfurado na parte interna que melhora a ventilação e a conforto.

Além disso, ele ainda possui a tecnologia Flywire que o deixa leve e mais resistente ao mesmo tempo, permitindo que calce com mais firmeza. Sua corrida é macia, o solado tem ótima tração e também absorção do impacto. Seu preço é de R$499, em média.

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Pronto, esses são os 7 melhores tênis de corrida do mercado atual. Aproveite essa lista e escolha o seu!

 

Quênia leva novamente Ouro na Maratona!

No feminino, a queniana Jemima Jelagat Sumgong ganhou no Rio de Janeiro com o tempo 2h24min04s.

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A prova masculina também teve a vitória de um queniano. No Quênia, correr e a maratona são o principal esporte nacional.

O vencedor masculino foi Eliud Kipchoge, com Feyisa Lilesa da Etiópia na segunda colocação e o americano Galen Rupp em terceiro.