Dor na Perna por Correr? Pode ser Canelite!

Uma das queixas mais comuns em corredores é “Dor na Perna”. Apesar de inúmeras patologias poderem cursar com esta queixa, é sempre a primeira opção na cabeça de qualquer profissional da saúde que lida rotineiramente com corredores a tal da “Canelite” ou melhor dizendo, a Síndrome da Tensão Tibial Medial.

O diagnóstico é clínico e pode ser complementado por exames de imagem como Raio-X, Cintilografia Óssea e Ressonância Magnética. A principal função destes exames é sem dúvida excluir uma possível fratura por stress da tíbia.

O tratamento da Síndrome da Tensão Medial da Tíbia se faz pela redução das cargas de treinamento – isso mesmo redução e não repouso absoluto – alem de fisioterapia e medidas terapêuticas que podemos fazer em casa, como aplicação de gelo local, auto-massagem da musculatura da perna e alongamentos. A correção dos fatores de riscos são fundamentais a se evitar novas recidivas ou mesmo a evolução para quadros mais graves. O fortalecimento da musculatura anterior da perna, também pode ter uma função preventiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *